sábado, 29 de agosto de 2009

Uma questão de educação, ou falta dela...

Aaattcchiiiinnn!!!...

O facto de ainda não ter fechado o seu browser significa duas coisas.

A primeira é que ainda não se apercebeu que a busca que fez no Google redundou novamente num blog estúpido e sem interesse para a sua importantíssima pesquisa, no caso de estar à procura de algo que enriqueça a sua cultura intelectual. Se assim é amigo cibernauta, retroceda rapidamente para a página anterior sob pena de estar a perder o seu valiosíssimo tempo.

A segunda é que não faz parte do grupo de pessoas que está neste momento fechado num bunker com o teclado submerso em álcool etílico, enquanto ostenta um bonito fato de astronauta, capaz de mandar com um bastão de aço na nuca de uma octogenária e queimá-la viva depois de esta tossir e antes mesmo de esta poder explicar que apenas se engasgou com a prótese.

E por isso, dou-lhe os meus parabéns por ainda manter as suas faculdades mentais inalteradas.

Como já devem ter reparado, estou a referir-me ao pânico doentio da gripe A.

Escrevo-vos poucos dias depois de ir a uma reunião de esclarecimento promovida pela agência onde trabalho e a verdade é que saí da mesma com o mesmo receio da gripe A com que entrei, ou seja, basicamente o mesmo que tenho de apanhar um fungo qualquer numa casa de banho pública capaz de me levar à loucura com uma comichão numa zona em que escasseia a luz solar.

Meus amigos, a gripe A combate-se da mesma forma que se combate a gripe sazonal e que basicamente, é bom senso e boa educação.

E dizem vocês: ò minha besta, a gripe A matou no início do século, milhões de pessoas na Europa… ao que eu respondo: sim, mas estávamos em plena 1ª guerra mundial e as condições sanitárias estavam longe de serem as que temos hoje.

Eis como evitar o contágio:

1 – Se julga que tem sintomas, ligue para a Saúde 24, ou seja, basicamente o que faz sempre que estamos doentes, em vez de entupir as urgências só porque temos uma comichão no rabo;

2 – Se tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel . Ora isto faz-me lembrar qualquer coisa… ah é isso… já sei, a minha mãe disse-me isto quando eu tinha 6 anos depois de atirar com uma bonita e cintilante nuvem de perdigotos para os meus avós.

Se a memória não me atraiçoa, esta indicação dos meus pais fez parte de um processo complexo de desenvolvimento chamado… educação;

3 – Lavar as mãos frequentemente com água e sabão. Humm, leia o último parágrafo do ponto anterior. Sim, sou preguiçoso, não me apetece escrever novamente.

4 - Por último, evitar o contacto desnecessário com pessoas com gripe.

Ora se toda a gente lavasse as mãos como deve ser, tossisse para o lenço ou para o braço, se realmente se sentisse doente e ligasse para a Saúde 24 não nos tínhamos que preocupar e eu não tinha de estar a escrever este post.

Logo, o meu caro cybernauta podia estar a ler um post bem mais interessante sobre contratações do Sporting e as pausas comunicativas/mentais do Paulo Bento numa conferência de imprensa.

2 comentários:

karreira disse...

Meu caro....bem vindo de volta.

É sempre um prazer ler os teu posts...e que por acaso concordo plenamente com este.

Acho que estamos em plena situação de estratégia de markting...

Abraço

Anónimo disse...

Olá primo!

Bem concordo plenamente com esta tua teoria...

Isto da gripe A só veio alarmar as pessoas e para as fazer consumir produtos que não evitam o contágio...

No caso do tão famoso álcool gel ele é apenas anti-bacteriano e não anti-viral e como se sabe a gripe A é provocada por um vírus...

Então porque é que as pessoas andam a espalhar álcool-gel dos pés á cabeça??? Ele não evita nada (no caso dos vírus) apenas serve para estorquir € ás pessoas...

O pior disto é que nem todas as pessoas têm conhecimentos sobre estes assuntos e então vão logo a correr comprar este gel só porque alguém disse que era bom e sem querer são influenciados pelo marketing...

Assim acho que estas pandemias foram inventadas com intuito económico...

Beijinhos e bom post...

Filipa