quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Jornais "Desportivos"

Vou já direto ao assunto. Que raio de mania é essa de nos jornais desportivos online terem notícias, que também interessando muito aos homens, em nada estão relacionadas com desporto. Vejamos aqui um print que fiz num dos meus zappings pelas noticias desportivas na internet.

Clique na imagem para aumentar

Caso seja um leitor menos assíduo dos sites de jornais desportivos, este print foi tirado do jornal Record logo na sua página principal. Isto é, não foi escolhida nenhuma secção em particular. Por momentos pode parecer uma página de sugestões para o Tinder ou até mesmo um página de um dos catálogos da La Redout, mas é efetivamente apenas o site de um jornal desportivo sem restrição de idades.

Destas 5 notícias (o quadrado da publicidade foi ofuscado porque não me pagam para isso) duas são efetivamente sobre desporto e as restantes são sobre.....vá....regalo masculino. Uma dessas notícias ainda podemos argumentar que esteja indiretamente ligada ao desporto, já que Tamara Gorro é esposa de um ex-jogador do Benfica. E obviamente, o resultado da sua cirurgia ao peito interessa a todos os benfiquistas....e sportinguistas....e portistas....e todos os restantes homens em geral...hetero. Assim sendo, 60% do conteúdo deste jornal nesta vista (se fizéssemos scroll haveriam mais notícias) é sobre não-desporto. Dá-me ideia que quem inventou isto, foi um gajo que estava cansado de ser apanhado pela mulher a ver gajas na net...desta forma, na próxima captura em flagrante pode calmamente insinuar que está apenas a ler noticias da bola.

Mas porque raio é que em tudo o que esteja direccionado para homens, seja desporto, carros, motas, comida/bebida, etc., há sempre uma objetificação da mulher como forma de atrair público. É certo que os olhos também comem, mas será que nós homens preferimos uma cerveja Cintra morta e quente publicitada pela Cláudia Vieira do que uma Sagres fresquinha? Ou preferir conduzir um Reliant Robin em vez de um BMW só porque a Megan Fox tem um cartaz com este "carro" ?

Mas agora vocês dizem: "mas estás-te a queixar? Vais todo triste ao site do Record ver notícias dos desaires do Sporting e depois destas fotos não ficas logo todo contente?". Até posso ficar, mas temos de ser imparciais e ter alguma cautela com o futuro. Senão vejamos: também há mulheres que se interessam muito por desporto (ballet, equitação, patinagem artística, badminton, ...) e se começam a ir com frequência a estes sites desportivos, breve temos o Record a apresentar notícias com fotos do Brad Pitt depois da sua depilação definitiva nas virilhas. Ou o Carlos Costa a mostrar a sua.... não, esqueçam, isto não interessa nem às mulheres.

Por fim, a descontextualização destas notícias no âmbito desportivo, pode ter mais um revês. Se eu ao consultar um jornal desportivo online me deparo com tamanha oferta de "chicha", imagem o que seria se fossem descansadamente ao site da Playboy ver a sessão fotográfica da coelhinha deste mês, e se deparassem com um artigo que noticia a renovação de contrato do Gelson Martins por mais uma época com uma clausula de rescisão de 80 milhões.

Para terminar gostaria de saber quem está encarregue de compilar estas notícias. Será o maior punheteiro da redacção ou alguma gaja encarregue de comprar todas as revistas cor-de-rosa de forma a encontrar potenciais candidatas a notícia? Haverá cadeiras nos cursos de jornalismo para este área: "Introdução ao Estudo Feminino", " Princípios e Práticas de Jornalismo Ousado" ou até mesmo "Como Atrair Público Masculino a Visitar um Site"?

Ainda há quem acorde com motivação para ir trabalhar.



Sem comentários: