quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Já lá vai o tempo!

"No meu tempo não era nada assim"...ou então: "A vida tá boa é pra ti, que no meu tempo já andava de enchada na mão a cavar o dia todo!" e ainda: "Já não é nada como antigamente!". Certamente já ouviu os seus antepassados recitarem uma ou mais destas frases, uma ou mais vezes...

A realidade é que antigamente não era nada assim. Senão vejamos...Antigamente casais cuja localidade era longínqua comunicavam quinzenalmente através de uma carta remetida nos serviços dos correios. Hoje as únicas cartas que recebemos são as dos bancos e as dos nossos familiares emigrantes no estrageiro a desejarem as boas festas pelo Natal. E o que se passa na realidade é que temos ao dispor internet com correio electronico gratuito e serviços de chat que podemos usar e abusar.

Para aqueles sortudos que já na alturam dispunham de um telefone, fazer uma chamada para casa do(a) amado(a) seria um luxo que jamais passaria os 2min de conversação para relatar os acontecimentos semanais. Actualmente só recebemos chamadas no telefone de casa dos nossos avós ou dos gajos da PT a perguntar se estamos satisfeitos com o serviço. Hoje, podemos passar horas ao telefone e/ou telemóvel sem nos cobrarem um tostão.

Nas férias ou em fins de semana prolongados lá se pedia boleia a um amigo mais afortunado com um veículo motorizado ou se apanhava o tranporte público que teimava em passar mais do que uma vez por semana. Meus caros, actualmente existe transportes a fazerem as mesmas rotas várias vezes ao dia e com qualidades satisfatórias.

Uma vez por semana, juntava-se as famílias para assistir a um pouco de televisão comprada em "vaquinha" por 5 irmãos, estando o horário restricto à emissão do único canal televisivo que abria às 13h e encerrava às 21h. Pois bem, quem é que não tem mais que 50 canais com emissões 24h nas três televisões de casa???

Querendo isto dizer, que nós hoje seríamos incapazes de viver sem estas modernices, e por vezes até nos atrevemos a dizer que antigamente a vida era uma seca. Tudo bem...mas convenhamos que hoje há mais divórcios, mais depressões, mais suicídios, mais coisas mais...quando no entanto temos ao dispor mais coisas boas!!Um paradoxo, parece-me a mim...Vale a pena ???

Saudações e divirtam-se ;)

Sem comentários: